MR. ?
Compartilhe seus conhecimentos, suas opiniões e sentimentos. Paixões por filme, futebol e novidades tecnológicas.

No amigo-secreto, fique com a festa e deixe a complicação para a web

Category: , By Thiago Pimentel

Sites e redes sociais do Brasil e do exterior ajudam a organizar a brincadeira, facilitam o sorteio e mantêm todo mundo em contato.

No trabalho, na faculdade ou nas festas de família, ninguém está livre de participar de alguma brincadeira de

amigo-secreto - também conhecida como amigo-oculto - e de participar de todo o seu cerimonial.

Mas tesoura, caneta e os pequenos pedaços de papel ficaram no passado. Nem de cestinha para sortear os nomes do presenteado oculto você precisa mais: a internet se encarrega disso tudo.

Com os serviços online de amigo-secreto, a pessoa encarregada da confraternização poderá criar um grupo com os nomes e e-mails dos participantes. Em seguida, bastará estimar a faixa de preço dos presentes e agendar os dias do sorteio e da troca de presentes.



Os sites organizam as brincadeiras, evitam repetições e facilitam os sorteios, já que alguns grupos têm muitos participantes e nem sempre eles vivem perto um dos outros. Um opção bem mais fácil do que a tradicional.


Serviços na internet

Alguns sites já se destacam por isso. É o caso do Amigo Secreto, Amigo Oculto e do Meu Amigo Secreto, que funcionam praticamente da mesma forma.

Nestas páginas, o usuário monta sua lista de desejos e escolhe o presente do seu amigo-secreto. Ele também pode participar de um fórum no qual o pessoal pode dizer o que quer ganhar e fazer brincadeiras, como dizer as características do seu "companheiro oculto".

Uma outra opção é o Secret Gift, site que faz sucesso nos EUA mas que pode ser usado por pessoas de qualquer parte do mundo.

Redes socias

Para quem busca alternativas, as redes sociais dão uma força. No Facebook, por exemplo, existem mais de 500 grupos de amigos-secretos. Os participantes podem postar fotos misteriosas e encher o mural de mensagens com pistas sobre o presenteado.

O Orkut oferece um aplicativo para a criação de listas de presentes, grupos e preços. As tradicionais comunidades também podem ser utilizadas como fóruns, para trocar informações sobre as lembranças e as regras das premiações, entre outras questões.


Até o microblog Twitter entrou na onda. Com a hashtag #amigosecreto você poderá contar e ouvir histórias sobre a brincadeira, dar e obter dicas de presentes e criar grupos para os sorteios.


Fonte: IDG NOW
 

Ministério Público quer acabar com a farra da publicidade via SMS

Category: , , By Thiago Pimentel

Se você tem um celular, então recebe mensagens não solicitadas da sua operadora. Assim mesmo, no plural. Promoções, ringtones, novos planos, e até mensagens de empresas “parceiras”, como assinaturas de revistas.


Essa farra do spam mobile pode acabar. O Ministério Público Federal em São Paulo recomendou que as operadoras Vivo, TIM, Oi e Claro não encaminhem ao celular dos clientes, via mensagem de texto SMS ou por qualquer outro meio, mensagens não solicitadas.

Assim como disse o procurador da República Márcio Schusterschitz da Silva Araújo: “As empresas ofendem a privacidade do usuário invadindo a sua tranquilidade, o seu sossego enviando mensagens, promoções, jogos de azar que o cliente não quer receber.”

Tá certo. Ou então combinamos, pode me mandar mensagem, mas a cada SMS eu quero um desconto de R$ 100,00 na fatura todo mês. Fechou.

GIZMODO.
 

Nova tecnologia de acesso sem fio promete popularizar banda larga

Category: , , By Thiago Pimentel

Com solução baseada em Wi-Fi, provedores poderão construir redes alternativas e oferecer acesso rápido por cerca de 30 reais ao mês.

Uma nova tecnologia de acesso banda larga sem fio chega ao mercado com a proposta de reduzir o preço das conexões e atender usuários que estão em áreas carentes de infraestrutura. É a Wireless Broadband Access (WBA) baseada em Wi-Fi, que foi lançada pela empresa norte-americana Ruckus Wireless e que já está disponível para provedores brasileiros interessados em construir redes alternativas ao DSL, 3G e WiMax.


Segundo a empresa, com a solução WBA é possível oferecer ao usuário final conexões com velocidades de até 300 Mbps a 30 reais por mês. O preço competitivo é em razão de o custo para construção da infraestrutura ser mais baixo que o das redes baseadas em outras tecnologias. Em comparação com WiMax, o investimento chega a ser cinco vezes menos, garante a empresa.


Com esse apelo, Robert Mustarde, vice-presidente mundial de vendas da Ruckus, acredita que a tecnologia WBA é uma alternativa para os países emergentes aumentarem a taxa de penetração da banda larga. Ele observa que os usuários querem acesso internet em qualquer lugar e que há uma demanda reprimida. Em visita ao Brasil, o executivo observou que 3G ainda não cabe no bolso de muitos consumidores.


Internet pré-paga

Andre Queiroz, diretor da Ruckus para América Latina, afirma que com o WBA deverão surgir no Brasil novos provedores de acesso internet sem fio, oferecendo o serviço com novo modelo de negócio. “Eles poderão ofertar banda larga no modelo pré-pago”, diz o executivo.


Apesar de concorrer com outras tecnologias de acesso banda larga, Queiroz diz que o sistema WBA pode ser usado pelas teles e operadoras de cabo para complementar seus serviços. “As operadoras podem usar Wi-Fi para desafogar o tráfego 3G em algumas áreas”, afirma.


A tecnologia de acesso banda larga da Ruckus foi lançada no mercado mundial na semana passada. A solução é baseada nos padrões Wi-Fi 802.11g e 802.11n.


Segundo Queiroz, a instalação dos access points WBA não exige freqüência licenciada. A solução pode ser usada em condomínios e para oferecer cobertura em áreas públicas com até 5 milhões de habitantes. Uma região com 15 pontos de acesso tem capacidade para atender até 3 mil residências, completa.


IDG NOW.
 

Skol | Garota do Tempo

Category: , , By Thiago Pimentel


Há alguns dias, falamos aqui sobre algumas ideias de apresentar a meteorologia de forma um pouco mais interessante. Hoje, a Skol colocou no ar o site “Garota do Tempo”. Você escolhe a(s) cidade(s) que deseja, e ela mostra a temperatura da semana em diferentes trajes.

Ação divertida, mas faltou o básico: um widget para download, ao invés de meros wallpapers e ícones estáticos. Você entra no site, brinca um pouco e provavelmente não volta nunca mais. É uma iniciativa que faria mais sentido como ferramenta para ter no desktop ou celular, prometida para breve.

A criação é da F/Nazca, com produção da colmeia.







Notícia retirada da Brainstorm#9.
 

Twitter volta a testar ferramenta de ‘retweet’ automático

By Thiago Pimentel

Ainda em fase beta e sem permitir edição de mensagens encaminhadas, botão de 'retweet' reaparece para alguns usuários do serviço.

O microblog Twitter voltou a testar sua ferramenta oficial de ‘retweet’ (encaminhamento de mensagens) automático em fase beta. Nesta terça-feira (17/11), usuários do microblog voltara a visualizar o botão ‘retweet’ em suas mensagens, logo abaixo da função de resposta (‘reply’).

A ferramenta apresentada em meados de setembro pelo Twitter dispensa o uso do comando ‘RT’ no início das mensagens encaminhadas no microblog e foi criticada pelos usuários por não permitir a edição do conteúdo ‘retwitado’. O beta liberado hoje mantém o retweet sem edição.

O microblog também decidiu acabar com a lista de "usuários sugeridos" depois que políticos da Califórnia acusaram o recurso de "tendencioso". Na segunda-feira (16/11), o cofundador do Twitter, Biz Stone, informou que, no lugar do serviço, virá uma lista com escolhas feitas de modo "mais programático", o que sugere que ela será automática. 

 

Uma Homenagem ao apagão que aconteceu ontem no Brasil.

Category: , , By Thiago Pimentel

Para mostrar como somos dependetes da energia...

Admirável Chip Novo

Pane no sistema alguém me desconfigurou

Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vem eles novamente, eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema

Pense, fale, compre, beba

Leia,vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste, viva

Pense, fale, compre, beba

Leia,vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga

Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor
Pane no sistema alguém me desconfigurou

Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado

Mas lá vem eles novamente, eu sei o que vão fazer:

Reinstalar o sistema

Pense, fale, compre, beba

Leia,vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more,gaste, viva

Pense, fale, compre, beba
Leia,vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga

Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor

Mas lá vem eles novamente, eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema.
 

Use a internet e encontre os melhores preços para viajar

Category: , , By Thiago Pimentel

Confira a seleção com 10 serviços, que vão de buscadores que comparam valores de voos a sites que reservam hotéis com descontos de última hora.

Se conhecer o mundo é o seu objetivo de vida, saiba que não é necessário ser milionário para viajar. E, para encontrar as melhores promoções - principalmente com o final de ano chegando-, nem é preciso sair de casa: a internet dá uma mãozinha.


Agências online que incluem buscadores para o internauta eleger o melhor preço ou aproveitar pacotes de viagem facilitam - e muito! - a correria dos turistas de plantão. A tela do PC ou do celular mostra uma infinidade de opções - incluindo aluguel de carros e cruzeiros tentadores.
 
Use os 10 serviços selecionados pelo IDG Now! para encontrar as melhores ofertas para você viajar.


Attitude Travel

Este site busca por voos em empresas aéreas de baixo custo, muito populares entre os europeus. O interessante é que, além disso, a ferramenta oferece detalhes sobre as opções de companhias em cada país, além de dicas de viagem.
http://www.attitudetravel.com/

Booking

Neste canal, é possível fazer reserva gratuitamente em cerca de 73 mil hotéis em 71 países pelo mundo. O serviço promete tarifas competitivas e, se restarem dúvidas, basta acessar quase meio milhão de comentários de leitores sobre os estabelecimentos.
http://www.booking.com/

Decolar

O serviço inclui pesquisas para encontrar pacotes de viagem e os melhores preços de hotéis, passagens aéreas e aluguel de carros. Na página principal há destaques para as principais ofertas.
http://www.decolar.com/

Expedia

O serviço que encontra voos, pacotes de viagem, hoteis, carros para alugar e cruzeiros tem algumas vantagens. Quem acessar o Expedia encontrará, além do básico para economizar, uma lista de atividades de entretenimento nas cidades e mapas dos destinos.
http://www.expedia.com/

Hostel World

Por meio deste serviço, os internautas podem fazer reservas em albergues no mundo inteiro. Em Londres, por exemplo, uma diária custa a partir de 6 euros, o que significa que, independentemente de promoções, a economia é certa.
http://www.hostelworld.com/

Hoteis.com.br

Além de ajudar o internauta a fazer a reserva online em hoteis pelo mundo todo, o serviço destaca as melhores ofertas do momento e descontos para reservas de última hora. O usuário conta ainda com detalhes da estrutura dos locais.
http://www.hoteis.com/

Kayak

O buscador especializado em viagens pesquisa as opções de voos, hoteis e serviços para aluguel de carros no destino desejado. As buscas podem integrar as três possibilidades ou serem feitas de modo avulso - os resultados mostram do valor mais barato para o mais caro. No mesmo estilo do Kayak, os curiosos podem visitar também o recém-lançado beta do mecanismo de buscas Bing Travel.
http://www.kayak.com/

Submarino Viagens

A agência de viagens online oferece recurso para a pesquisa de passagens entre as companhias aéreas que atendem ao destino solicitado, além de pacotes e promoções. Os internautas também podem buscar por cruzeiros e hotéis. A vantagem é que todas as compras podem ser parceladas.
http://www.submarinoviagens.com.br/HomeSubmarino.vxlpub

Melhores Destinos

O blog especializado em viagens que divulga principalmente promoções de passagens aéreas, pacotes turísticos e descontos em hoteis. O Melhores Destinos também está no Twitter, em perfil que estende as ofertas divulgadas no blog.
http://www.melhoresdestinos.com.br/

Mundi

O buscador oferece, além da comparação de preços de passagens aéreas e hotéis, informações sobre o destino turístico. Como permite a colaboração de usuários, há fotos e dicas para a viagem.
http://www.mundi.com.br/
 

Saiba como fazer seus amigos rirem com piadas de 140 caracteres

Category: , , By Thiago Pimentel


Livro de humor lançado no Brasil é recheado com historinhas divertidas para o Twitter, escritas ou adaptadas pelo autor Paulo Tadeu.

Depois do título "Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter", de Juliano Spyer, os leitores brasileiros agora têm à disposição um novo livro que tem o microblog como tema.


A obra “Mil piadas pra Twitter - Humor em até 140 caracteres”, de Paulo Tadeu (Matrix Editora), traz piadas que tem começo, meio e fim dentro do limite de caracteres permitido pelo site. Os textos são adaptados ou criados por Tadeu.


"Se um dia você perder o controle, calma: levante-se e mude de canal manualmente" é uma das piadas.


Outro exemplo: "Arroz: R$ 2,00./ Iogurte: R$ 1,89. / Produto sem código de barras: não tem preço".
 
Com preço de 19,90 reais,o livro chegou às livrarias do País nesta quinta-feira (5/11).
 

Ouça suas mensagens do Twitter

Category: , , By Thiago Pimentel


Novo site TweetRadio permite realizar buscas no serviço de microblog e ouvir os resultados.

Um site de rádio sobre o serviço de microblog Twitter, o TweetRadio, está disponível na rede. A novidade permite ao usuário fazer pesquisas no serviço de microblog e ouvir as mensagens, lidas por um programa do site.


Com os resultados da pesquisa do Twitter, o canal simula uma rádio com um narrador e uma narradora. As mensagens são lidas uma a uma, com efeitos sonoros de transição típicos de rádios antigos. Os “apresentadores” também falam sobre o site, aleatoriamente.


O serviço só está disponível em inglês. Se uma mensagem de outra língua aparecer no resultado, o sistema de narração não funciona corretamente e erra a pronúncia das palavras.

Segundo um post no blog oficial, a equipe desenvolvedora divulgará mais informações sobre a tecnologia utilizada para converter os tweets em frases faladas e também como se deu o desenvolvimento do aplicativo.
 

Travessura de Halloween do Twitter "transforma" usuários em zumbis

Category: , , By Thiago Pimentel

Para comemorar Halloween, Twitter "transforma" contatos do usuário que publicar termo "#trick" em zumbis que clamam por cérebros.

O Twitter resolveu aprontar uma travessura para seus usuários um dia antes do tradicional Halloween nos Estados Unidos, comemorado em 31 de outubro.

"Coisas assustadoras acontecerão quando você usar #trick ou #treat em seu tweet hoje", afirma mensagem publicada no perfil oficial do serviço de microblog.

Após a dica, qualquer usuário que publicasse mensagens com a hashtag #trick (travessura, na tradução livre para o português) veria seus amigos "transformados" em zumbis, com todas as mensagens clamando por cérebros.
 
Ao publicar uma mensagem com a hashtag #treat (doçura, na tradução livre para o português), a interface principal do Twitter ganha uma simpática coruja fantasiada de bruxa no canto superior esquerdo.
 
Em ambos os casos, o Twitter reproduz a mensagem "Trick or Tweet! Happy Halloween!" ("travessura ou Tweet! Feliz Halloween!", em tradução livre).

A frase faz um trocadilho com a tradicional expressão "Trick or treat", dita pelas crianças que saem fantasiada em sua vizinhança atrás de doces.
 

A economia dos aplicativos

Category: , , , By Thiago Pimentel

A edição dessa semana da Business Week traz uma excelente matéria sobre o que chamam de “A economia dos aplicativos”, inexistente há apenas dois anos. De jogos tolos e pedaços minúsculos de código, na maior parte do tempo, sem utilidade, os aplicativos para celulares e redes sociais geram hoje fortunas para o seus empreendedores.

Com cerca de 100.000 softwares criados, grande parte na App Store da Apple, a economia dos aplicativos tornou-se um negócio altamente lucrativo para startups como Zynga, Playfish e Playdom. Além da atenção de investidores, as três companhias, juntas, geram um valor estimado em 300 milhões de dólares anuais com a venda de bugigangas digitais.

A receita é simples: conquiste muitos usuários com diversão gratuita, incentive a viralização natural, e venda itens digitais para permitir que os jogadores subam de nível. E acredite: qualquer jogador é obcecado por níveis.


“FarmVille” (61 milhões de usuários) e “Mafia Wars” (25.8 milhões), os mais populares apps no Facebook.

O mais popular nessa linha de jogo social é o “FarmVille”, da Zynga, que já tem 20 aplicativos do mesmo tipo lançados. No último mês foram cerca de 60 milhões de jogadores em busca de ter a fazenda mais próspera do Facebook. A matéria da BW ainda brinca: “Existem 20 vezes mais pessoas nos campos virtuais de FarmVille do que nas fazendas reais dos Estados Unidos.”


Esses números dão a Zynga um status de jovem Google, tanto em crescimento como na atmosfera proporcionada aos funcionários: chefs contratados para servir duas refeições ao dia, assim ninguém precisa perder tempo saindo na rua em busca de almoço, por exemplo.

Cada produto da Zynga, que eles próprios preferem chamar de serviço, serve como laboratório de teste para novas ideias. Todo e qualquer clique dentro dos aplicativos são registrados, o que permite aos desenvolvedores perceberem o impacto de cada pequena mudança. Quando começaram a vender sementes de batata-doce digitais em “FarmVille”, por U$ 5 o “pacote”, ganharam 400 mil dólares em três dias.



“Pet Society” (20.5 milhões de usuários) e “Restaurant City” (17.3 milhões), desenvolvidos pela londrina Playfish.

Outra maneira de conseguir as moedas de troca virtuais, além de acabar com o limite do cartão de crédito, é participar de ações de empresas parceiras de “FarmVille”, como instalar a toolbar de determinado site ou se cadastrar em outro.

É também da Zynga outro popular aplicativo de Facebook, “Mafia Wars”. Certamente você já recebeu dezenas de convites de amigos para participar da disputa virtual de gangsters. Já “Café World”, lançado recentemente, arrebatou 16 milhões de usuários nas duas primeiras semanas de existência (atualmente está com 24 milhões).



 

Entenda como funciona a ferramenta de busca em rede social do Google

Category: , , By Thiago Pimentel

Diferentemente do que faz o Bing, sistema criado pela empresa de internet usa sua própria lista de contatos a partir de vários sites do gênero.

O Google passou a agregar dados personalizados de redes sociais dentro dos resultados de buscas com a nova ferramenta Google Social Search, lançada em modo experimental na segunda-feira (26/10). A ferramenta adiciona o conteúdo de seus contatos dentro de suas pesquisas no Google.

Diferentemente de pesquisa da Microsoft, o Bing, que se baseia nas buscas do Twitter, o Google Social Search utiliza sua própria lista de contatos de vários serviços sociais para construir sua própria rede com informações específicas de pessoas que você conhece. E, embora inclua o Twitter, a ferramenta também agrega dados do FriendFeed, histórias compartilhadas no Google Reader e outros conteúdos sociais na web.

Veja em detalhes como funciona a ferramenta de busca em redes sociais do Google em matéria produzida pela PC World.
 

Comunidade para pessoas bonitas BeautifulPeople estreia página no Brasil

Category: , , By Thiago Pimentel


Rede social voltada para quem acha que beleza é fundamental avalia se candidatos podem ou não ingressar na restrita comunidade.

Se você se acha bonito e procura se relacionar com pessoas com características semelhantes pode, agora, tentar a sorte na versão em português do site de relacionamentos BeautifulPeople.com. Com mais de 180 mil membros inscritos, segundo informações do próprio serviço, a rede tem presença na Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Norte.


Tentar a sorte não é eufemismo. A inscrição no site é aberta a todos, mas uma média de apenas 20% das solicitações são aprovadas pelo crivo dos usuários do BeautifulPeople do sexo oposto. Em comunicado, o fundador da rede, Robert Hintze, afirma que o serviço “é governado pelo princípio de que cada ser humano quer estar com alguém que acha atraente e, ao permitir que somente pessoas bonitas entrem no site, o primeiro obstáculo desta busca é eliminado.

O cadastro no site é gratuito e para se inscrever o(a) candidato(a) dever publicar uma foto e escrever um pequeno perfil. Durante 48 horas, os membros existentes e do sexo oposto votam pela admissão ou não na rede social, utilizando a seguinte escala de valor: “Definitivamente SIM”; “Hum sim, OK”; “Hum não, não realmente”; e “NÃO definitivamente NÃO”.

O BeautifulPeople classifica seu sistema de votação como “democrático” e vence o voto da maioria. O candidato pode acompanhar o processo de votação em um gráfico em tempo real, que apresenta mudanças entre vermelho e verde, e quem não conseguir impressionar os membros da comunidade é rejeitado.
 

Empresas passam a usar redes sociais de forma estratégica

Category: , , By Thiago Pimentel

Fabricantes de TI dão os primeiros passos na construção de estratégias que impulsionem suas ações de marketing e vendas.

O poder das redes sociais começa a ser enxergado pelas empresas de tecnologia da informação (TI). Embora de forma tímida e cautelosa, muitas entenderam que esse é um poderoso canal de comunicação com funcionários, clientes e consumidores.

Para se ter um ideia do tamanho de seu alcance, só o Facebook, maior comunidade de relacionamento online do mundo, chegou a 300 milhões de usuários, dobrando de tamanho no Brasil nos últimos cinco meses, segundo dados da consultoria Ibope Nielsen Online, ao alcançar a marca de 5,3 milhões de integrantes.

Nos Estados Unidos, as redes sociais entraram definitivamente no circuito das companhias. Estudo da consultoria Deloitte no país apontou que 30% dos executivos ouvidos as consideram parte da estratégia de suas companhias. Para 29% das organizações, as redes sociais são usadas como ferramenta de construção de marca.

“A maioria acredita que as redes sociais contribuem para a queda de produtividade dos funcionários”. Na sua opinião, essa é uma percepção equivocada. “A grande sacada é transformá-las em importantes ações de marketing e vendas”, diz.

Desde 2005, a Intel resolveu apostar em mídias sociais, segundo Cassio Tietê, diretor de marketing da companhia. Mas a estratégia de maior repercussão no mercado foi a criação do espaço Blog Brasil Digital, dois anos depois.

Lá gerentes da subsidiária brasileira compartilham com o público, por meio de artigos, opiniões e ideias sobre diversos assuntos ligados à tecnologia como computação sem fio, desafios e oportunidades de TI no Brasil.

Outra frente que ganhou fôlego são as ações com o Yahoo Answers, canal que permite aos usuários do processador Intel tirar suas dúvidas. Lançado este ano, ele reforça a campanha de divulgação da marca e dos produtos da fabricante. “Também entramos no Twitter com informações institucionais e iniciativas envolvendo blogueiros”, afirma Tietê.

Em outubro,a Intel distribuiu 200 camisetas “geek” exclusivas no Twitter para seus seguidores. Sorteados por representantes da empresa e cinco blogueiros, a ação teve o objetivo de se comunicar com a audiência, além de aproximar a Intel dos blogueiros que influenciam os consumidores na tomada de decisão.

Quem também enxergou longe a possibilidade de ganhar dinheiro com as redes sociais foi a fabricante de computadores Dell. Graças ao Twitter @DellOutlet, a empresa afirma ter faturado cerca de 3 milhões de dólares com vendas de PCs e notebooks.

A empresa explicou em seu blog que as vendas diretas a partir das mensagens postadas “já ultrapassaram os 2 milhões de dólares e as mensagens enviadas pela rede social também estão despertando interesse em outros produtos da empresa”.

A conta @DellOutlet é a versão no microblog da loja Dell Outlet, que vende computadores recondicionados por preços mais baixos. Como o estoque desse canal é variável, o Twitter faz bem o papel de avisar aos seguidores sobre novidades, promoções e até para dar cupons de desconto virtuais.
 

Chuck Norris quebra tudo no iPhone

Category: By Thiago Pimentel

A Gameloft divulgou mais um vídeo para promover "Chuck Norris: Bring on the Pain!", jogo que leva a versão virtual de um dos maiores heróis americanos para o iPhone e Blackberry.


A trama remete a uma missão rotineira de Chuck Norris; resgatar reféns em plena guerra no Camboja, e impedir que terroristas invadam os Estados Unidos. Passando por cima de tudo e de todas, o herói deve usar todo o seu arsenal de socos e pontapés para livrar o mundo dos malfeitores.
 

Google prepara ferramenta para buscar informações em redes sociais

Category: , , , By Thiago Pimentel

Após acordo com Twitter, Google anuncia que lançará Social Search nas próximas semanas para buscar informações de contatos em rede sociais.

O Google anunciou que está desenvolvendo uma nova ferramenta de busca, chamada Social Search, que procurará informações publicadas dentro das redes sociais em que o usuário está inscrito.

A informação foi divulgada pela vice-presidente de busca e experiência do usuário, Marissa Mayes, durante o evento Web 2.0 Summit, que acontece em São Francisco entre os dias 20 e 22 de outubro, segundo o blog TechCrunch.

O Social Share será lançado inicialmente dentro do Google Labs, onde o buscador apresenta tecnologias e serviços ainda em desenvolvimento que não estão preparados para o lançamento comercial.

O buscador usará como base informações customizadas no Google Profile, onde o usuário monta um cartão de visitas online, indicando redes sociais onde é inscrito, itens compartilhados no Google Reader, links para seu blog ou site e outros dados pessoais.

Ao cadastrar seu perfil no FriendFeed, por exemplo, o usuário verá resultados de seus contatos no serviço de agregação de conteúdo ao fazer buscas no serviço convencional do Google.
 
Mayer afirmou que é provável que a nova ferramenta funcione apenas com redes sociais cujos dados são abertos, o que, teoricamente, excluiria informações de redes como Orkut e Facebook caso o usuário não desse sua autorização.

Segundo a executiva, o Social Search será lançado nas próximas semanas.

No mesmo dia em que revelou o Social Search, o Google anunciou que fechou contrato com o Twitter para integrar o feed de mensagens do serviço de microblog nos resultados da sua busca.

Horas antes, a Microsoft anunciou acordo semelhante com o Twitter e já colocou no ar um serviço onde a tecnologia por trás do buscador Bing é usada para navegação nas mensagens curtas do Twitter.

Além do Twitter, a Microsoft anunciou acordo também com o Facebook para que atualizações publicadas pelo usuário, conhecidas como status dentro da rede social, sejam integradas aos resultados de busca do Bing.
 

Posts bloqueados no Twitter vazam em sistema de busca do Google

Category: , By Thiago Pimentel

Falha no buscador possibilita que qualquer um veja mensagens de usuários que ativam função de bloqueio para quem não é seguidor.

A função de bloquear tweets para quem não é um seguidor não funciona tão bem como algumas pessoas imaginam. Apesar de não ser possível acessar a página do microblog Twitter de quem ativa o bloqueio, as mensagens postadas pelo usuário podem ser encontradas em buscas pelo Google.


De acordo com uma reportagem do jornal norte-americano Los Angeles Times, o rastreador do Google, chamado Googlebot, consegue acessar mais de 5 bilhões de mensagens postadas no Twitter, incluindo perfis de usuários que bloqueiam os posts para o público. Esses tweets estão disponíveis para qualquer pessoa que fizer uma busca pelo Google usando o comando www.twitter.com/"nomedoperfil"   pode encontrar informações que deveriam ser bloqueadas.


O Twitter já corrigiu dois erros que permitiam que qualquer pessoa acessasse tweets bloqueados. O próprio sistema de busca do serviço mostrava algumas dessas mensagens. Além disso, era possível assinar o feed RSS do usuário, que mostrava os posts escondidos.
 

Instituto do Sono faz recomendações no horário de verão

Category: By Thiago Pimentel

Redução no consumo de café e à exposição à luz forte como medidas para se adaptar ao novo horário. Sobre o assunto, ouça a entrevista de Sandra Cabral.

Podcast:
http://www.territorioeldorado.limao.com.br/player/player2.htm

Eu particularmente sofro bastante com essa mudança de horário...
 

Wi-Fi vai tomar o lugar do Bluetooth?

Category: , , , By Thiago Pimentel

Lá no comecinho dos anos 90, quando lançaram as tecnologias de comunicação sem fio Bluetooth e Wi-fi, muita gente perguntava “Por que não faz um só? Pra que dois padrões?” e sempre tinha um marqueteiro de plantão informando que os dois eram para necessidades diferentes:

Bluetooth: para comunicação a, no máximo, 100 metros. Wi-Fi: longas distâncias e arquivos maiores. Precisava de roteador (um ponto central de conexão), era mais caro e devia ser usado para acima de 100 metros de distância. Em outras palavras, o terreno estava bem demarcado.

Eis que na última semana, o pessoal que desenvolve o Wi-Fi (Wi-fi Alliance) anuncia que está finalizando um novo padrão Wi-fi - já foi chamado de Wi-fi Direct e Wi-fi Peer-to-Peer.

O tal padrão é feito justamente para pequenas distâncias e não precisa de roteador. Ou seja, está mesmo no território do Bluetooth. Pois bem, vamos ao ringue:

De um lado, o Bluetooth
- Há anos nesse mercado de 0 a 100 metros
- Por ter larga escala, é mais barato
- Consome pouca energia, o que é um ponto a favor quando se fala de portáteis que usam bateria como celular, câmeras e notebooks.

Do outro, o desafiante Wi-fi Direct
- Tem como histórico uma aliança que já trabalha com capacidades maiores
- Não precisa que os dois aparelhos tenham a conexão
- Promete transferir arquivos com a mesma velocidade do Wi-Fi comum: 250 Mbps (contra 24 Mbps do Bluetooth 3.0)
 

Google Street View aceita sugestões de usuários para novos locais

Category: , , By Thiago Pimentel

Serviço do Google quer ampliar o alcance e fotografar com bicicleta áreas que não são acessíveis com carros, como parques e zoológicos.

O Google Street View abriu uma página de sugestões de locais que os usuários gostariam de ver no serviço de visualização online de ruas.

O objetivo do Street View é ampliar a quantidade de lugares fotografados pelo serviço, que atualmente se resume a ruas e avenidas. O Google quer inclui também parques, universidades e zoológicos.

As sugestões poderão ser feitas até o dia 28 de outubro. O Google pegará as principais sugestões e fará uma votação para eleger os novos lugares que farão parte do Street View.

A ideia surgiu do engenheiro da equipe do Street View Daniel Ratner. Ele desenvolveu uma câmera para o serviço que é acoplada a uma bicicleta, chamada de Street View Trike, segundo post no blog oficial do Google.

Ratner já capturou imagens de alguns locais que não são acessíveis com carros, como a Legoland, na Califórnia, e a Universidade de San Diego.

O Google Street View no Brasil foi oficializado em parceria do Google com a montadora Fiat e ainda não tem data para estrear oficialmente. As cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro serão atendidas inicialmente pelo projeto.
 

Converta vídeos no formato FLV para arquivos de áudio no formato MP3.

Category: , , By Thiago Pimentel
XED FLV to MP3 Converter é um programa que transforma o Flash Video (FLV) utilizado nos sites de compartilhamento de filmes em um arquivo de áudio MP3, sendo ideal para quem precisa retirar o som de um vídeo de sites como o Youtube.

Com o XED FLV to MP3 Converter você retira a trilha sonora de qualquer vídeo no formato FLV, colocando-a em um arquivo de som próprio. Este arquivo é convertido para o formato MP3 o que facilita a sua reprodução na quase totalidade dos players de som existentes no mercado.

Faça o download do seu arquivo para uma pasta em seu computador, e em seguida extraia seu conteúdo com um programa de descompactação de arquivos (.zip), como o WinRar. Feito isso, sem a necessidade de nenhuma instalação, ele já estará pronto para ser usado na conversão de arquivos de vídeos para áudio no formato MP3.


 Para usá-lo, primeiramente você necessitará fazer o download do vídeo que deseja retirar o áudio com um programa como o Vdownloader. Abra o programa e clique numa pequena caixa para localizar este vídeo dentro de suas pastas e mandar o aplicativo extrair o áudio, clicando em " Extract...". Agora aguarde o fim do processamento para conferir o resultado. O programa não dispõe de nenhuma opção, já que o som é retirado do arquivo FLV exatamente como ele é.

Download grátis:
http://www.ziggi.com.br/downloadnow/31240/
 

Dica para o cinema: Código de conduta

Category: , By Thiago Pimentel


O filme "Código de Conduta" (Law Abiding Citizen), com Gerard Butler e Jamie Foxx. Clyde Shelton (Butler) é um cidadão de bem, cuja esposa e filha são brutalmente assassinadas durante um assalto. Quando os assassinos são presos, Nick Rice (Foxx), famoso promotor da Filadélfia, é designado para o caso. Nick oferece uma sentença leve a um dos suspeitos, em troca do seu testemunho contra o cúmplice. Dez anos depois, Clyde e Nick irão se encontrar novamente. Direção de F. Gary Gray. Estreia no Brasil prevista para novembro. © Imagem Filmes.

Uma ótima dica para os amantes da sétima arte.

Veja o trailer no link abaixo:
http://cinema.uol.com.br/ultnot/multi/2009/10/14/0402326EDC895366.jhtm?trailer-do-filme-codigo-de-conduta-0402326EDC895366
 

10 comportamentos irracionais mas normais no twitter que fariam você parecer doido na vida real

Category: , By Thiago Pimentel
 

Twitter: 17% dos usuários confessam fazer atualizações do banheiro

Category: , By Thiago Pimentel

Levantamento da empresa de medição online Crowd Science apontou que, nos EUA, um a cada dez usuários de Twitter fazem posts enquanto dirigem.

Quando você lê uma atualização de alguém no Twitter, alguma vez já imaginou de onde a pessoa está postando? Você pode ficar surpreso em descobrir quantos twitteiros postam enquanto estão dirigindo, assistindo um filme ou - sim, é verdade - estão no banheiro!

O Crowd Science, uma empresa de medição online, divulgou nesta terça-feira (23/9) que um a cada dez usuários do serviço de microblog admitiu ter postado enquanto dirigia pelo menos uma vez nos últimos 30 dias. Se comparados aos usuários de redes sociais em geral, esse número sobe para 5%.

O levantamento apontou ainda que 17% dos usuários confessaram acessar o microblog quando estão no banheiro - enquanto apenas 12% dos usuários das demais redes sociais admitem fazer o mesmo.

A Crowd Science adverte: se você está namorando algum usuário de Twitter, não espere sua total atenção. Cerca de 31% deles disseram que ‘twitam’ do restaurante, do cinema ou do teatro enquanto a apresentação está acontecendo.

“O Twitter é mais um fenômeno de mídia móvel que as outras redes sociais. Por isso esses dados, mesmo preocupantes, não nos surpreende”, disse o presidente da Crowd Science, John Martin. “O ponto principal é que twitar tira a atenção dos motoristas”, afirmou.

O estudo ainda revelou que 17% dos usuários do Twitter disseram ser relutantes, mas têm medo de que parar de enviar atualizações para o serviço arruínem seu ‘status social’.
 

RJ cria site para publicar gastos e aumentar transparência para Rio 2016

By Thiago Pimentel

Transparência Olímpica promete detalhar previsão de custos e montantes gastos, além de cronogramas das obras que preparam Rio de Janeiro para 2016.

A Prefeitura do Rio de Janeiro estreou nesta quinta-feira (8/10) o site Transparência Olímpica, prometendo publicar gastos e cronogramas referentes às obras que prepararão a capital fluminense para receber os Jogos Olímpicos de 2016.

Segundo comunicado da prefeitura, o site reproduzirá detalhes dos projetos, como cronogramas das obras e monitoramento de seus andamentos e mostrará os gastos previstos e atingidos por cada uma das iniciativas.

Atualmente, a página de projetos dentro do site lista sete iniciativas, que contemplam da recuperação ambiental da Bacia do Jacarepaguá à criação de corredores de ônibus, ainda sem gastos estimados.

Um mapa do Rio de Janeiro mostrará onde as obras serão realizadas e todo o material apresentado ao Comitê Olímpico Internacional (COI) durante a escolha da sede estará disponível para consulta.

O Transparência Olímpica também conta com feeds no formato XML que estruturam e oferecem os dados publicados no site em linguagem aberta, o que facilita a criação de mashups para facilitar a criação de serviços online para fiscalização dos gastos.




Inovação na administração pública carioca, a iniciativa já vem sendo contemplada pelo Estado de São Paulo por meio do programa Governo Aberto São Paulo, que pretende oferecer até o final do ano bases de dados integrais e em linguagens abertas que permitam a reutilização das informações em novos serviços digitais.







 

 

Eye Glasses – Aplicativo para iPhone

Category: , , By Thiago Pimentel

O aplicativo Eye Glasses transforma o iPhone em um lupa ótica. Por meio da câmera do aparelho textos com pequenas fontes, pequenas imagens e objetos podem ser vistos com facilidade.

Seu zoom digital que aumenta de 2 até 8 vezes a imagem. Apesar de funcionar em todos os iPhone a visualização é melhor no 3GS devido ao seu sistema de foco automático.

O aplicativo custa U$S 2,99.
 

Unilever 80 anos - Maior promoção de pin code SMS já feita no Brasil

Category: , , By Thiago Pimentel

Neste ano, a Unilever comemora 80 anos de atuação no Brasil e, para celebrar esta data, ontem, no programa Domingão do Faustão, a empresa lançou a promoção “Unilever 80 Anos 80 dias de prêmios para você”, que vai até 20 de dezembro de 2009, e será realizada em todo o território nacional. Poderão participar da promoção os clientes de todas operadoras do país.

A Unilever investiu em uma nova estrutura para codificar de forma única seus produtos para a promoção (ver imagem abaixo), e desta forma conseguiu modernizar os meios de participação, tornando-os mais conveniente para o consumidor. “As promoções por SMS e Web têm um resultado muito maior do que as campanhas realizadas por carta“, afirma Marcelo Castelo, diretor de negócios para área de mobile da F.biz. Ele afirma ainda que, com este tipo de plataforma, a empresa terá um controle online dos resultados.



Para participar, os consumidores devem comprar um dos produtos participantes (AdeS, AXE, Dove, Hellmann´s, Kibon, Knorr, Lux, OMO, Rexona e Seda) e enviar o código seguido da palavra UNILEVER para o LA 80800. Quem preferir pode cadastrá-los direto no site http://www.unilever80anos.com.br. Vale destacar que os códigos são sempre formados por 12 caracteres sendo que os 3 primeiros são letras e os restantes são números.

Exemplo de código: XYZ 123456789

Após enviar o SMS o usuário recebe, como resposta, uma mensagem confirmando a sua participação na promoção. Cada código válido enviado dará direito a uma chance, que equivale a participação no sorteio semanal e nos sorteios diários (dias úteis) da semana em que o código foi enviado. Além disso, todos os códigos válidos participam do sorteio final.


Exemplo de mensagem de confirmação: “Unilever 80 Anos: Boa sorte! Recebemos seu código para apuracoes ate xx/xx e 1a apuracao final em 18/12. Guarde a embalagem. R$0,31+imp”.

 

Redes sociais digitais fazem parte do cotidiano de 72% dos jovens de São Paulo

Category: , , By Thiago Pimentel

Na média da população, índice alcança 45%, percentual que sobe para 49% entre homens, segundo pesquisa do Ibope Mídia.

 As mídias sociais fazem parte da rotina de 72% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos da cidade de São Paulo. Na média da população, o percentual é de 45%, índice que sobe para 49% entre homens. Os dados são pesquisa "Conectmídia: hábitos de consumo de mídia", do Ibope Mídia, apresentada hoje durante o MaxiMídia, evento de comunicação organizado pelo Grupo Meio & Mensagem, em São Paulo.

 Outro dado relevante do estudo diz respeito ao modo como as pessoas se relacionam. Do total de usuários pesquisados, 16% preferem conversar com amigos ou parentes por meio de computador, índice que aumenta para 29% quando o foco são aqueles que têm entre 10 e 17 anos.

 "Quanto mais jovem, maior a preferência por contatos virtuais", afirma gerente de marketing do Ibope Mídia, Juliana Sawaia.

 Agregador 

Para ela, os dados da pesquisa indicam que os relacionamentos presenciais continuam
importantes, mas a o papel das mídias sociais como polo agregador cresce em relevância.

"A tecnologia permite permite a aproximação entre as pessoas. As redes sociais são
justamente a resposta a esse anseio", diz Juliana.  

O estudo "Conectmídia: hábitos de consumo de mídia" foi realizado entre os dias 24 e 28 de agosto com pessoas com mais de dez anos idade na região metropolitana de São Paulo. Ao todo, 800 pessoas foram entrevistadas.

 

Publicidade 2009 Vs Publicidade 1980

Category: , By Thiago Pimentel


Esse simples gráfico compara o “arsenal” que a publicidade possuia nos anos 80 com o que temos hoje. E a principal responsável por essa diferença é a internet.
 

Mulheres dominam as redes sociais

By Thiago Pimentel
Levantamento feito em 17 sites do gênero aponta que público feminino domina em 12 deles.

As mulheres são maioria nas redes sociais. Entre 17 sites analisados, 12 têm a maioria o público feminino como maioria, segundo levantamento feito pelo site InformationIsBeautiful.net, por meio da ferramenta Google Ad Planner, que oferece detalhes de todos os principais endereços da internet - exceto alguns sites do próprio Google.

Facebook e Twitter são compostos, cada um, por 57% de mulheres. Já no Flickr, 55% dos usuários são do sexo feminino. No MySpace a dominância feminina é mais clara: 64%, enquanto no Hi5 é 54%.

As demais redes com maioria feminina são: FriendFeed (55%), Ning (59%), Gaia Online (61%), Classmates.com (64%), Buzznet (64%), Tagget (64%), Bebo (68%).As redes sociais com igualdade relativa entre usuários homens e mulheres são LinkedIn, YouTube, DeviantART e del.icio.us.

Pelo levantamento, apenas o Digg tem maioria masculina, com 64% dos usuários homens.

O Google Ad Planner é uma ferramenta que oferece dados demográficos sobre sites associados ao público-alvo estabelecido pelos anunciantes da companhia.


 

Conheça o Ping! Aplicativo para iPhone

Category: , By Thiago Pimentel
O aplicativo Ping! que já está disponível na AppStore, foi motivo de diversos comentários no Twitter e na blogosfera. Ele permite aos usuários de iPhone e iPod Touch o envio de mensagens entre si, estabelecendo assim um serviço de instant messages entre eles. É como se fosse o Blackberry Messenger para usuários de iPhone.

Porque o Ping! é diferente?

Se comparado ao SMS ele não tem custo por mensagens, não possui cobrança por roaming, é mais rápido pois não precisa passar pela rede da operadora e funciona nos iPod Touch. Já, comparando-o com IMs tradicionais não é necessário fazer login/logout e nem é preciso adicionar contatos para poder se comunicar. Por último, vale destacar que quando um usuário receber uma mensagem aparece um push na tela do seu aparelho.


 

AQUECIMENTO: MELHORES DA TWITTOSFERA 09

Category: , By Thiago Pimentel
Que o Twitter bombou durante 2009 a gente já sabe, mas você sabe quais foram as melhores coisas que rolaram na Twittosfera? RÁ! A PIX vai te dizer! Com indicações de uma COMISSÃO JULGADORA composta por quase 200 pessoas + VOTO POPULAR (sim, o seu voto), nós vamos eleger os destaques do Twitter nas seguintes categorias:

Melhor nome de @
Qual é o mais criativo, divertido, inteligente, bem sacado, bem humorado nome de arroba que você conhece?

#FollowFriday do ano
Qual foi o arroba que mais mereceu um #Follow Friday esse ano?

Melhor hashtag
Não existe nada como uma hashtag bem criada, bem trabalha e bem bombada. Pra você, qual foi a hashtag do ano?

Twittada do ano
Aquele tweet que você amou de paixão e favoritou. Aquele que conseguiu sintetizar em 140 caracteres tudo o que você queria dizer.

Twitter do Ano
O melhor Twitter do ano - tanto pela qualidade das twittadas, quanto pela influência na Twittosfera.

Melhor Twitter Fake
Qual foi o Twitter fake que mais bombou em 2009?

Twitteiro + chato do ano
Alguns twitteiros, por “N” motivos, podem ser considerados muito chatos. Quem você considera mala no Twitter?

Twitter Fail do Ano
Rolou alguma coisa na Twittosfera que você tenha considera um FAIL gigantesco?

Melhor Twitter NOT
Aquela pessoa que não tem Twitter mas deveria ter…

Twitter Musa
Linda, simpática, gostosa, inteligente, desbocada, corajosa… eleja a sua musa!

Twitter Muso
Musculoso, bem penteado, perspicaz, romântico, gostoso, lindo, esperto… eleja o seu muso!

Melhor Avatar
Quem tem o avatar mais animado, criativo, bonito ou afins?

Melhor Twitter Fight
E nem tudo é PAZ & AMOR no Twitter. Qual foi a briguinha twitteira mais marcante do ano?

Até o dia 25/set, nós estamos recebendo indicações dos membros da Comissão Julgadora. Todos eles indicam da própria cabeça (não tem multipla escolha ou algo do tipo), quem eles julgam ser os melhores representantes para cada categoria acima. Depois disso, vamos pegar os 5 MAIS INDICADOS em cada categoria, e eles serão os finalistas oficiais do prêmio Melhores da Twittosfera 09.

E, a partir do dia 29/set, É VOCÊ QUEM FAZ A ESCOLHA FINAL DO VENCEDOR. Os finalistas serão postados no site da PIX pra galera votar à vontade, fazer campanha, chorar e fazer seus ídolos e preferidos chegarem à vitória esmagadora.

Os resultados da votação popular serão divulgados durante o próximo youPIX , que rola no dia 20 de outubro no MIS (já anotem na agenda). Enquanto não chega este dia tão feliz, fique por dentro de tudo que acontece na premiação seguindo o Twitter da PIX ou acompanhando as tags oficiais: #PIXAwards ou Melhores da Twittosfera.
 

Tempo de alerta… para o poder do SMS

Category: , By Thiago Pimentel
O celular e as mensagens instantâneas já foram assimilados por milhões de pessoas e servem como excelente recurso de relacionamento, quando há relevância e permissão.

Tempo de alerta… Acalmem-se! Afinal, este não é mais um texto sobre gripe suína, crise econômica ou situação política do Flamengo. O alerta não é um S.O.S, mas, sim, sobre o SMS. Antes de me aprofundar no assunto, vamos repassar alguns números no Brasil:

- hoje são mais de 160 milhões de linhas ativas de celulares no Brasil;
- cerca de 70% da população utiliza aparelho celular;
- 100% dos aparelhos são SMS enable (ou seja, recebem/enviam SMS);
- a taxa de abertura de SMS é de 94% - percentual absurdamente maior em comparação com o e-mail, que tem variação em média de 5% a 15%.

Está mais do que provado que tanto o celular quanto o SMS já fazem parte da vida das pessoas.

Exemplos? Um jogador de futebol francês foi cortado da Copa do Mundo porque paquerou a mulher do técnico via SMS. Um piloto de Fórmula 1 foi demitido por ter enviado de forma errada uma mensagem de texto.

Pode parecer incomum, mas já existem pessoas contratando profissionais por SMS. Até o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou o seu candidato a vice via SMS.

Mas alguém vai me questionar: a televisão, o computador e o rádio não fazem parte deste dia-a-dia? A minha resposta é sim, fazem e podem atingir a massa também, mas nenhum deles está com o usuário 24 horas por dia e sete dias por semana. Nenhum deles é capaz de atingir os espectadores a qualquer momento e, principalmente, nas ocasiões mais relevantes.

É por essas e outras que eu gostaria de destacar o SMS como uma ótima ferramenta para comunicação de massa. Melhor ainda: ao mesmo tempo em que o SMS consegue atingir um grande número de pessoas, ele é extremamente pessoal. Em relação à comunicação com o público interno e o trade, o SMS ganha ainda mais força, já que, pelo menos a princípio, não faz muito sentido veicular um anúncio na TV para se comunicar com esse target.

A Kibon, por exemplo, com o objetivo de aumentar o volume de vendas, incentivar a distribuição de itens de alto valor agregado e melhorar a comunicação com os estabelecimentos, lançou a promoção “Verão Premiado” e o SMS foi um componente muito importante.

As mensagens personalizadas exigiam uma instantaneidade que só o SMS poderia permitir. Não dava para correr o risco de mandá-las por e-mail e o dono do estabelecimento só conseguir vê-las no dia seguinte.

A Brastemp também já apostou no SMS para estimular seus vendedores numa campanha de incentivo de vendas. Mensagens de texto eram enviadas para informar a pontuação do vendedor e ajudá-lo a subir no ranking. Ex: “Fabio, você está em 5º lugar com 120 pontos. Venda mais 3 geladeiras para subir de posição”.

A prestação de serviço via alerta SMS também é prática comum em algumas empresas. Com isso, elas conseguem proporcionar comodidade para os usuários e diminuir custos internos. A Net, por exemplo, envia SMS para alertar seus clientes quando estão realizando manutenções na rede. O aviso, além de útil para o consumidor, pode evitar que diversos usuários liguem para o call center da empresa quando o problema acontecer.

O Banco Real também disponibiliza um serviço móvel bem interessante. Os clientes podem receber um SMS a cada vez que seu cartão for utilizado em compras acima de um determinado valor escolhido pelo próprio cliente. Além de ajudar seus clientes a controlar os gastos, o serviço os auxilia a identificar rapidamente se o seu cartão foi clonado, o que pode diminuir o tamanho do prejuízo para o banco.

Já os clientes da Ford, quando precisarem utilizar o call center da montadora, podem optar por receber o número de protocolo via SMS. Além do número de protocolo, o SMS contém a data do pedido e o nome da atendente, deixando o serviço mecânico de call center um pouco mais pessoal.

Faculdades como Uninove, ESPM e Estácio de Sá já utilizam mensagens de texto para se comunicar com os alunos, informar sobre eventos, mensalidades, datas de provas, classificação no vestibular, entre outros assuntos.

Sobre conteúdos patrocinados, temos exemplos interessantes também. Em 2006, a Nestlé lançou a campanha “Torcer Faz Bem”, que consistia na troca embalagens de produtos da marca por ingressos em determinados jogos do Brasileirão.

Em Belo Horizonte, a partir de uma parceria com a TIM, a Nestlé ofereceu um serviço exclusivo no qual os usuários podiam receber gratuitamente, via SMS, a classificação do Campeonato Brasileiro todo fim de semana. Assim, além da classificação do campeonato, a Nestlé aproveitou o SMS para informar quando seria o próximo jogo com promoção. Ex: “Jogo Cruzeiro x Fortaleza - troque embalagens Nestlé por ingressos. Classificação: SPO 53, SAN 46, GRE 45, INT 44…”.

Em 2008, a partir de uma parceria com o UOL, a Fiat disponibilizou a assinatura gratuita de alertas SMS com notícias e resultados das Olimpíadas de Pequim.

Não é só de esportes que vivem os alertas patrocinados. A Chandelle lançou uma campanha voltada ao público feminino. Ao acessar o canal Vida Feminina do portal ClicRBS, as interessadas podiam cadastrar o seu número de celular para receber mensagens com dicas de beleza, saúde, moda etc.

Relevância e opt-in
No final do dia, independentemente do formato escolhido e do público que a empresa pretende atingir, existem duas palavras-chave para o relacionamento com o público via SMS, relevância e opt-in.

O celular é um aparelho extremamente pessoal e não podemos bombardeá-lo com mensagens que o usuário não sabe de onde vem e/ou que não sejam relevantes. Dados e cases já apontam a direção. Independentemente do ramo de atuação de uma empresa e com quem ela deseja se comunicar, o SMS será sempre uma solução interessante. [Webinsider]

 

Usuários driblam TV e popularizam transmissão de futebol na web

Category: , By Thiago Pimentel
Fora da briga entre TV e portais, audiência usa serviços de vídeo e se organiza para transmissão de partidas disponíveis apenas em canais pagos.

A rota de colisão em que portais e canais de TV se colocaram na internet pelas parcerias dos primeiros por conteúdo e pelos investimentos dos segundos em tecnologias conta ainda com um terceiro participante: o usuário.

A partir do momento em que os antigos espectadores usufruem a capacidade de criar canais e transmitir conteúdos (sejam eles próprios ou alheios), a crescente integração entre TV e internet no Brasil sofre os impactos da participação do usuário na distribuição de vídeos.

Ainda que canais de TV se movimentem pra reaproveitar na web o conteúdo exibido em sua programação, eventualmente com transmissões ao vivo pela internet (como é o caso de Rede TV! e Globo News), ainda há conteúdos distantes dos domínios online que interessam aos usuários. O principal deles é o futebol.

Beneficiados por serviços de transmissão ao vivo de vídeo (notoriamente o Justin.TV), espectadores criam canais em que transmissões tradicionalmente fechadas, para que os canais lucrem da compra de pacotes pelos torcedores, são distribuídos e consumidos livremente online.

Não é difícil encontrar canais do tipo, que carregam nomes dos times cujas torcidas representam. Palmeiras, Santos, São Paulo, Flamengo, Cruzeiro, Atlético Mineiro e Botafogo estão entre os clubes cujas partidas são reproduzidas online por torcedores que captam o sinal da TV (aberta ou fechada) por placas de captura no PC.

Agregadores de partidas
Ao redor destes perfis se formaram agregadores que organizam as transmissões e indicam em quais canais determinadas partidas estão sendo exibidas, como é o caso do NaTrave.Tk, do ehgol.tk, do TV Zuca e do Brasileirão na Net.

Uma grade indica jogos em andamento, as próximas partidas e competições sem relação com futebol, além de apontar links para filmes na íntegra e a retransmissão (também ao vivo) de canais de TV.

A divulgação dos links para as transmissões (nem todas são registrados pelos agregadores) invade redes sociais e serviços como o Twitter quando se aproxima o início das partidas.

Na rodada deste domingo (27/9), o IDG Now! fez o teste: nas comunidades de times como São Paulo, Corinthians, Flamengo e Santos no Orkut, tópicos próprios eram usados para indicar transmissões (de TV ou rádio), criticadas e enaltecidas ou com alternativas sugeridas ali mesmo por torcedores.

No Twitter, buscas pelo nome de time e termos como “transmissão”, “ao vivo” ou “Justin.TV” devolvia resultados em que, na maioria das vezes, o jogo foi reproduzido com um pequeno atraso em relação à TV.

O aumento na procura (e a conseqüente queda na qualidade das transmissões) fez com que alguns torcedores se juntassem e criassem grupos fechados com canais próprios disponíveis apenas mediante senha. A exigência de senha “filtra o número de torcedores e garante a qualidade do jogo”, defende Ronaldo*, mediador de grupo dedicado a um time paulista.

Além de ter apelo entre aqueles que trabalham no horário da rodada,ver jogos pela internet (e agüentar os potenciais travamentos ou a qualidade bem abaixo da disponível na TV a cabo) é cômodo também aos torcedores cujos times têm partidas renegadas aos canais pagos.

É o caso do engenheiro Cristiano*, torcedor do Santos. Em rodadas em que nem canais de TV a cabo transmitem partidas do time, ele encontra canais no Justin.TV com os jogos do Santos e conecta seu laptop à sua televisão para assisti-los. A “qualidade sofrível” em alguns casos e engasgos da conexão, ainda assim, compensam pelo fato de não gastar pelos canais pagos, chamados no setor de “pay per view”.

Implicações legais
Há um óbvio temor dos envolvidos que faz com que poucos responsáveis por serviços que seguem a linha do NaTrave.tk se manifestem. Os próprios espectadores compartilham o medo e falaram à reportagem com a condição de que usassem nomes fictícios.

“Não tememos e nem recebemos quaisquer notificações (judiciais de canais de TV). Não prestamos serviços ilegais, apenas redirecionamos os links já autorizados pelo servidor” defendem Ágape Gutemberg, Suzy Fernandes e Thiago Watanabe, do TV Supra, em raro caso de responsáveis por serviços do tipo que falam abertamente.

A argumentação generalizada dos responsáveis pelos agregadores de partidas é que não, por apenas indicarem partidas transmitidas por outros usuários, não cometem crime nenhum. Na essência, o argumento segue a linha de defesa do buscador The Pirate Bay, cuja alegação à Justiça da Suécia de que apenas congregava links não evitou que os fundadores do serviço fossem considerados culpados.

O temor se explica pelas potenciais conseqüências jurídicas do fenômeno. Ainda que a Lei Geral das Telecomunicações não preveja punições nominais à transmissão de conteúdos pela internet, a TV Globo já aventa, segundo o diretor da Central Globo de Engenharia, Fernando Bittencourt, a possibilidade de tomar medidas legais contra a divulgação online de seus canais pagos.

A argumentação do canal é aprofundada pelo diretor geral da Globo.com, Juarez Queiroz, para quem o modelo de agregadores de partidas não faz sentido no atual mercado de TV aberta. O clube de futebol “é remunerado por isto. O ‘pay per view’ garante a remuneração dos clubes. A gente toma todas as medidas judiciais para acabar com isto. Vão acabar (as transmissões online) nos próximos meses? Acho que sim. Não faz sentido num modelo como o nosso”.

Globo é o único canal de TV que admite processos contra transmissões online de seu conteúdo - Rede TV!, Cultura e Record descartam ações, enquanto a Band segue mesmo caminho, dizendo que estratégia pode mudar (consultado, o SBT não respondeu).
 

Aplicativo permite identificar tendências de comportamento no Twitter

Category: By Thiago Pimentel
TweetOpinião possibilita criação de enquetes no microblog, o que pode ser útil para empresas conhecerem desejos de consumidores.

Entender o que pensa sua audiência no Twitter pode a chave para se comunicar melhor no microblog. Se estivermos falando de uma empresa, essa compreensão pode resultar em estratégias de mercado mais bem formatadas ou um relacionamento mais próximo com potenciais consumidores.

Uma ferramenta criada pela E-life, empresa brasileira especializada na análise da comunicação boca-a-boca, busca justamente facilitar o monitoramento de tendências de comportamento no Twitter.

Trata-se de um aplicativo chamado TweetOpinião, que pode ser acessado gratuitamente pelos usuários do microblog. Ele permite que os internautas criem enquetes sobre qualquer assunto. A ferramenta pode ser acessada por meio do site http://www.tweetopiniao.com.br/.

O aplicativo dá ao criador da enquete a opção de impedir que uma mesma pessoa vote diversas vezes numa mesma pesquisa, limitando os votos através do IP (Protocolo de Internet) de acesso à internet. O responsável também pode determinar o período da pesquisa.

"O TweetOpinião é um caminho para descobrir os desejos dos consumidores. No caso das empresas, os seguidores no microblog são sua base de pesquisa", afirma Alessandro Barbosa Lima, presidente da E-life. Segundo ele, o usuário pode tornar o aplicativo disponível em outros espaços de redes sociais, como blogs ou Orkut.

O site do TweetOpinião permite ver enquetes criadas por diferentes usuários, assim como os comentários das pessoas a respeito das pesquisas realizadas.

O serviço aponta quais são as questões mais populares e oferece buscas sobre o assunto. Todos os posts são direcionados para o Twitter, o que facilita o acompanhamento dos resultados. O aplicativo pode ser utilizado tanto para levantamentos informais como para pesquisas profissionais.

Além da versão grátis disponível no site, a E-life comercializa um outro modelo, mais detalhado, voltado ao mercado corporativo.


 

Conheça oito opções para publicar mensagens e seguir amigos no Twitter

Category: , By Thiago Pimentel
Entre serviços online e softwares para Windows e Mac, veja algumas maneiras para publicar ou ler ‘tweets’ sem acessar o site do microblog.

Se você quiser se manter atualizado com seus amigos, apoiar campanhas políticas, fofocas sobre suas celebridades favoritas ou descobrir novidades sobre tecnologia, sua melhor aposta na atual cultura digital é o Twitter.

Reconhecendo a importância do serviço de microblog, selecionamos oito opções para que usuários atualizem ou acompanhem os posts de seus contatos no Twitter.

A lista é democrática: são serviços online e aplicativos que usam a plataforma AIR, da Adobe. Em comum, todos são gratuitos e rodam tanto no Windows como no Mac OS.

O serviço online é voltado a quem quiser usar profissionalmente o Twitter. Assim como outros serviços, o HootSuite funciona por colunas: você pode ter colunas separadas para atualizações, respostas e menções, para grupos ou para qualquer outra busca feita.

Posicione o cursor do mouse sobre a mensagem de um usuário e tenha acesso a atalhos que permitem o encaminhamento, a resposta ou a marcação de ‘tweets’. É possível ainda monitorar diferentes contas no Twitter, fazer buscas por termos e classificar amigos em grupos.

A interface do Mixero oferece ao usuário três painéis. O painel da esquerda mostra um usuário específico que você está observando. O da direita tem duas abas, pelas quais é possível navegar pela a lista de contatos e gerenciar as buscas salvas e os grupos de amigos criados.

Entre ambas está o painel ActiveList. Ao clicar duas vezes sobre um canal, o usuário coloca seu ícone no painel central. Após isso, tudo que você tem de fazer é clicar no ícone e as atualizações aparecerão no painel esquerdo.

Clique em outro ícone para que os ‘tweets’ de outro usuário sejam reproduzidos. É possível monitorar quantas novas atualizações apareceram em cada canal - os números aparecem próximos a cada ícone.

Além das versões para Windows e Mac OS, o Mixero também funciona com Linux. Uma versão para iPhone está sendo desenvolvida.

PeopleBrowsr é um serviço que extrapola as funções corriqueiras de republicação ou resposta que outras opções oferecem. É possível escolher três modos, sendo que o Lite é o mais simples. Ainda assim, pela opção é possível criar colunas com diferentes atualizações.

Já o modo Advanced permite que todas as funções sejam acessíveis por meio de ícones que o usuário posiciona no topo ou na parte de baixo da janela ou no meio dos feeds. O modo Business, por fim, tem a interface mais limpa, mostrando cada mensagem em uma linha própria sem ocupar mais de duas linhas.

O Seesmic se parece muito com o TwitterDeck, organizando atualizações tanto do Twitter como do Facebook em colunas. É possível criar novas colunas quando uma busca é realizada ou quando um novo usuário é seguido. É possível ainda congregar as atualizações de ambos os serviços em uma mesma coluna.

O popular TweetDeck é um aplicativo que organiza de maneira bastante competente perfis, buscas customizadas, tendências e grupos criados pelo usuário. O aplicativo também tem ferramentas que agilizam a publicação de conteúdo, como a transformação automática de links grandes em URLs menores.

O software organiza atualizações do Twitter, Facebook e MySpace simultaneamente. Ícones no topo da interface permitem a composição de atualizações, criam novas colunas para as atualizações, criar novas colunas a partir de uma busca e abram um site chamado TweetDeck Directory, que se descreve como "um guia para canais do Twitter".

Além de Windows e Mac OS, o TweetDeck funciona no Linux e tem uma versão própria para iPhone.

O TweetGrid é um serviço online muito simples que permite a visualização simultânea de vários perfis. Como o próprio site esclarece, o TweetGrid foi desenvolvido para que usuários acessassem, fizessem buscas, encontrassem uma tendências e fossem embora anonimamente.

É possível criar uma grade a partir de opções como: uma linha de duas colunas, duas linhas de três colunas ou mesmo (se você quiser se sentir confuso) três linhas de três colunas. Além das buscas, é possível também marcar as caixas de uma coluna para acompanhar amigos ou enviar mensagens diretas.

O TwitScoop é onde você vai quando quer ver sobre o que todos estão falando - ele mantém atenção constante nas tendências do Twitter e mantém o usuário informados sobre os principais tópicos abordados por um mapa dinâmico.

Pela maneira como funciona, o TwitScoop funciona como uma versão vitaminada da página do twitter - o feed com a atualizações dos seus contatos é atualizado a cada minuto automaticamente.

O Twitterfall é uma boa opção a quem está começando no Twitter, por dar um senso real de como o serviço funciona, além de ser uma excelente maneira de monitorar tendências no Twitter.

O serviço ganhou este nome por mostrar toda nova mensagem caindo do topo da tela, fazendo com que os ‘tweets’ mais recentes "empurrem" a atualização anterior. É possível criar sua própria busca ou incluir perfis dos usuários seguidos por você.

Suas atualizações podem ser coloridas para que sejam facilmente diferenciadas em comparação a outras mensagens. A capacidade de definir cores se alastra para outras funções - tendências e buscas customizadas também podem ser coloridos para facilitar a navegação.