RJ cria site para publicar gastos e aumentar transparência para Rio 2016
Transparência Olímpica promete detalhar previsão de custos e montantes gastos, além de cronogramas das obras que preparam Rio de Janeiro para 2016.
Segundo comunicado da prefeitura, o site reproduzirá detalhes dos projetos, como cronogramas das obras e monitoramento de seus andamentos e mostrará os gastos previstos e atingidos por cada uma das iniciativas.
Um mapa do Rio de Janeiro mostrará onde as obras serão realizadas e todo o material apresentado ao Comitê Olímpico Internacional (COI) durante a escolha da sede estará disponível para consulta.
O Transparência Olímpica também conta com feeds no formato XML que estruturam e oferecem os dados publicados no site em linguagem aberta, o que facilita a criação de mashups para facilitar a criação de serviços online para fiscalização dos gastos.
Inovação na administração pública carioca, a iniciativa já vem sendo contemplada pelo Estado de São Paulo por meio do programa Governo Aberto São Paulo, que pretende oferecer até o final do ano bases de dados integrais e em linguagens abertas que permitam a reutilização das informações em novos serviços digitais.