Google prepara ferramenta para buscar informações em redes sociais
Após acordo com Twitter, Google anuncia que lançará Social Search nas próximas semanas para buscar informações de contatos em rede sociais.
O Google anunciou que está desenvolvendo uma nova ferramenta de busca, chamada Social Search, que procurará informações publicadas dentro das redes sociais em que o usuário está inscrito.
A informação foi divulgada pela vice-presidente de busca e experiência do usuário, Marissa Mayes, durante o evento Web 2.0 Summit, que acontece em São Francisco entre os dias 20 e 22 de outubro, segundo o blog TechCrunch.
O Social Share será lançado inicialmente dentro do Google Labs, onde o buscador apresenta tecnologias e serviços ainda em desenvolvimento que não estão preparados para o lançamento comercial.
O buscador usará como base informações customizadas no Google Profile, onde o usuário monta um cartão de visitas online, indicando redes sociais onde é inscrito, itens compartilhados no Google Reader, links para seu blog ou site e outros dados pessoais.
Ao cadastrar seu perfil no FriendFeed, por exemplo, o usuário verá resultados de seus contatos no serviço de agregação de conteúdo ao fazer buscas no serviço convencional do Google.
Mayer afirmou que é provável que a nova ferramenta funcione apenas com redes sociais cujos dados são abertos, o que, teoricamente, excluiria informações de redes como Orkut e Facebook caso o usuário não desse sua autorização.
Segundo a executiva, o Social Search será lançado nas próximas semanas.
No mesmo dia em que revelou o Social Search, o Google anunciou que fechou contrato com o Twitter para integrar o feed de mensagens do serviço de microblog nos resultados da sua busca.
Horas antes, a Microsoft anunciou acordo semelhante com o Twitter e já colocou no ar um serviço onde a tecnologia por trás do buscador Bing é usada para navegação nas mensagens curtas do Twitter.
Além do Twitter, a Microsoft anunciou acordo também com o Facebook para que atualizações publicadas pelo usuário, conhecidas como status dentro da rede social, sejam integradas aos resultados de busca do Bing.
O Google anunciou que está desenvolvendo uma nova ferramenta de busca, chamada Social Search, que procurará informações publicadas dentro das redes sociais em que o usuário está inscrito.
A informação foi divulgada pela vice-presidente de busca e experiência do usuário, Marissa Mayes, durante o evento Web 2.0 Summit, que acontece em São Francisco entre os dias 20 e 22 de outubro, segundo o blog TechCrunch.
O Social Share será lançado inicialmente dentro do Google Labs, onde o buscador apresenta tecnologias e serviços ainda em desenvolvimento que não estão preparados para o lançamento comercial.
O buscador usará como base informações customizadas no Google Profile, onde o usuário monta um cartão de visitas online, indicando redes sociais onde é inscrito, itens compartilhados no Google Reader, links para seu blog ou site e outros dados pessoais.
Ao cadastrar seu perfil no FriendFeed, por exemplo, o usuário verá resultados de seus contatos no serviço de agregação de conteúdo ao fazer buscas no serviço convencional do Google.
Mayer afirmou que é provável que a nova ferramenta funcione apenas com redes sociais cujos dados são abertos, o que, teoricamente, excluiria informações de redes como Orkut e Facebook caso o usuário não desse sua autorização.
Segundo a executiva, o Social Search será lançado nas próximas semanas.
No mesmo dia em que revelou o Social Search, o Google anunciou que fechou contrato com o Twitter para integrar o feed de mensagens do serviço de microblog nos resultados da sua busca.
Horas antes, a Microsoft anunciou acordo semelhante com o Twitter e já colocou no ar um serviço onde a tecnologia por trás do buscador Bing é usada para navegação nas mensagens curtas do Twitter.
Além do Twitter, a Microsoft anunciou acordo também com o Facebook para que atualizações publicadas pelo usuário, conhecidas como status dentro da rede social, sejam integradas aos resultados de busca do Bing.