Veteranos do Google apostam em site de 'faça você mesmo'
Em seu estrelato nos filmes de James Bond, Ursula Andress e Halle Berry aperfeiçoaram a arte de sair de um banho no mar e caminhar em direção à praia com um biquíni molhado. Para qualquer outra pessoa, isso não seria tão fácil. Mas existem alguns truques para aspirantes a Bond-girls, que envolvem, entre outras coisas, maquiagem à prova d'água, vaselina e fita adesiva de face dupla.
Também existem outros aspectos mais admiráveis para ter sucesso na façanha, mas palavras não conseguiriam fazer jus às suas sutilezas. Às vezes - e isto é uma frase difícil de um jornal publicar -, é mais fácil aprender com um vídeo. Esse conceito fez com que um punhado de veteranos do Google e do YouTube iniciasse o Howcast.com e entrasse no crescente e pulsante universo de sites que oferecem conteúdo "como fazer".
Perante a competição de sites como Howdini e até YouTube, a Howcast Media aposta que sua combinação específica de informação e entretenimento, apresentada em vídeos curtos e incisivos, irá atrair muito tráfego e, mais importante, gerar lucro. Certamente a demanda existe. Pessoas gostam de assistir a vídeos e, em uma economia ruim, as filas de adeptos do "faça você mesmo" e de aspirantes a MacGyver estão crescendo.
O Howcast já tem 100 mil vídeos em sua biblioteca, alguns de produção própria e muitos de outros sites como Playboy, Popular Science, Home Depot e da agência de modelos Ford, todos recebendo parte da renda dos anúncios.
O site oferece instruções para uma variedade de tópicos, de assuntos cotidianos - consertar uma torneira pingando, fazer um testamento - a outros mais obscuros, por exemplo, como sobreviver a um ataque de urso ou como fazer sexo dentro do carro. (Nada no Howcast é particularmente obsceno. Um monte de outros sites, é claro, já oferece esse tipo de coisa.)
Visto a facilidade de postar em sites como o YouTube, onde 20 horas de vídeo são carregadas por minuto, é preciso mais do que apenas um monte de clipes para alcançar o sucesso. Parte do truque para vencer na web é ter uma personalidade distinta. Alguns executivos do setor dão crédito à Howcast por encontrar uma forma de se diferenciar.
"Eles entendem que o vídeo é um meio incrível de compartilhar e instruir", afirma David Eun, executivo do Google que supervisiona parcerias estratégicas. "Mas eles também têm consciência de que podem usar o vídeo para instruir em um ambiente extrovertido, não árido." Um dos maiores desafios para sites como o Howcast, entretanto, é o mesmo que atormenta gigantes da velha mídia e sobreviventes do fenômeno ponto.com.
Veja a reportagem completa no link: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3870325-EI4802,00-Veteranos+do+Google+apostam+em+site+de+faca+voce+mesmo.html