Microsoft disponibiliza Office pela Web para convidados
Por enquanto, poucas pessoas foram convidadas para o teste – evitando assim vazamento de informações ou propaganda boca-a-boca (para o lado bom ou ruim). Se você deseja ser uma delas, tem que se cadastrar no site do Office 2010 e, ainda assim, ser convidado pela Microsoft. A empresa não divulgou como foi realizada a seleção ou sorteio dos “testadores”.
O QUE TEM NO PACOTE - Pelo que foi divulgado até o momento, o Office que roda pela web vai se chamar Office Web Apps e permite criar, editar e gravar arquivos em Word, Excel e Powerpoint usando apenas um navegador de internet como o Firefox ou Internet Explorer. O produto é visto pelo mercado como uma resposta da Microsoft a aplicações on-line como o Google Docs, do Google.
DUAS VERSÕES - Previsto para o segundo semestre de 2010, o pacote Office Online pode ter duas versões. Uma deve ser “light” - com menos recursos que a instalação no PC – e gratuita para usuário do Windows Live (hotmail, Messenger, etc). Nesse caso, é a publicidade que arca com a conta. A outra versão deverá ser mesmo paga, por clientes corporativos que desejem mudar para o Office Online ou aqueles que desejam uma extensão on-line do pacote que já têm no PC.
Antes de chegar o Office Web Apps, a Microsoft deve lançar ainda o Office 2010, que será a nova edição “instalável” no PC.
Nuvem é o termo que tem sido usado para falar de serviços em que a memória e o processamento principal ficam fora do seu computador de casa. Equipamentos, processamentos e até os softwares estão instalados em servidores externos, conectados. Tudo está numa espécie de “nuvem”, já que não se sabe ao certo onde estão fisicamente localizados.