Especialistas em comunicação digital criticam formato do Blog do Planalto
Canal da presidência da República erra aos se apresentar como blog, pois abdica de recursos próprios à ferramenta, dizem analistas.
Depois de uma estreia tumultuada na segunda-feira (31/8), com problemas de acesso que exigiram a instalação de três novos servidores, o Blog do Planalto teve seu funcionamento estabilizado.
Mas isso não o livrou de continuar a ser alvo de polêmica nas redes sociais durante toda a semana. Proliferam em espaços como o Twitter, blogs e fóruns de discussões críticas ao fato de o canal não interagir com os leitores, algo afetado especialmente por não permitir comentários.
As reclamações não param por aí. A abordagem editorial e a linguagem dos textos são vistas por muitos como peça de propaganda governamental. Como se não bastasse, acaba de surgir na internet um clone do canal da presidência. Aparentemente, o blog replica na íntegra o mesmo conteúdo do original. A diferença é a possibilidade de deixar comentários.
O jornalista e apresentador do programa CQC, da Band, Marcelo Tas, escreveu em sua página na internet que o “Blog do Planalto não é blog nem é do Planalto”. “Estreou, finalmente, o Blog do Planalto, aquele que seria o canal de comunicação direta do presidente com a sociedade. Seria, caro internauta, seria... O Blog do Planalto não é de autoria do presidente”, disse Tas, uma das figuras populares nas mídias sociais no País.
Tas se refere ao fato de o canal se colocar como meio de comunicação da presidência, ou seja, da instituição, e não do presidente. “Por ‘Presidência da República’ entenda-se uma equipe que cuida da ‘imagem’ e de empacotar a ‘opinião’ do presidente”, critica. “Tem mais: o Blog do Planalto não é, acredite, um blog! Afinal, o que é um blog? É um site no qual o autor se expressa de forma direta e em contato e confronto permanente com os comentários dos visitantes. Exatamente como acontece agora, nesse post, no ‘Blog do Tas’ ou em qualquer outro blog.”